Portal Sentinela Carmelitano

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
Falta de Infraestrutura Impõe ‘Vida de Antigamente ’a Moradores

Política

Falta de Infraestrutura Impõe ‘Vida de Antigamente ’a Moradores

Mesmo na áreas urbanizadas, mais de 26 famílias ainda vive sem luz, esgoto, asfalto e meio-fio.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Falta de Infraestrutura Impõe ‘Vida de Antigamente ’a Moradores

Mesmo na áreas urbanizadas, mais de 26 famílias ainda vive sem luz, esgoto, asfalto e meio-fio.

Imagine pagar todos os impostos e morar em um lugar com ruas esburacadas, cheio de poeira e terra vermelha ou a lama em épocas de chuvas. Esta é a realidade de muitos moradores bairro Mansões Fidalgas em Monte Carmelo (MG). Parecem estar esquecidos no tempo ou deixados para trás, mas mesmo assim os moradores recebem todo ano o carnê do IPTU. Além do asfalto, os moradores pedem melhorias no transporte e saneamento básico como uma simples rede de esgoto.

Publicidade

Leia Também:

Todo ano ele chega IPTU

 

Não é com orgulho que os moradores do bairro Mansões Fidalgas pagam os seus carnês do IPTU que recebem todos os anos sagrados. IPTU este que é no valor de R$509,84 segundo eles, o dinheiro não é revertido em benefícios para quem mora ali. “A entrada do bairro é difícil, não tem melhoria nenhuma, nós queríamos pelo menos um asfalto porque quando chove, é complicado”, reclama o morador.

Moradores enfrentam dificuldades com poeira 

 

Há pouco mais 200 metros já com áreas urbanizadas próximo ao bairro Mansões Fidalgas e também a falta de infraestrutura, que impõe à os moradores um modo de vida difícil, semelhante ao de décadas atrás. Obrigados a “viver como antigamente”, os moradores afirmam que o bairro recebeu poucas ou nenhumas melhorias e o PSF mais próximo fica a quase 1,43Km do bairro.

Em época de chuva bueiros entupidos de terra.

 

  “Como não temos rede de esgoto, usamos fossas. Mas ela enche rápido, e, por isso, a água da pia e do tanque têm que ir para a rua”, diz o morado que mora em uma casa simples em uma rua sem asfalto e o local tem muito mato.

Ausência do sistema esgotamento sanitário

 

  Aqui sempre foi assim. Na verdade, está pior. O problema é que o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) não deixa de chegar, criticam os moradores. Com a roupa no varal, a moradora torce para que o dia seja calmo e que a poeira não a obrigue a lavar as roupas outras vez. Quando não chove, a poeira sobe e suja toda a casa e deixa as crianças doentes. Quando chove, o problema é lama que fica na rua fica difícil de sair de casa com um único calçado, relata a moradora.

Danos ambientais com risco de doença para população

 

A água empoçada nas vias, podem atrair pequenos insetos e doenças diversas, quando ocorre com frequência, os animais também ingerem esse tipo de água poluída e acaba trazendo doenças contagiosas para os demais animais, e por consequência podem infectar os moradores do bairro.

Na data ontem, 04/06/2024 terça-feira ouvindo as reinvindicações dos moradores do bairro Mansões Fidalgas na Câmara Municipal de Monte Carmelo (MG) o vereador  Damiron de Sousa Oliveiraem (Cb Souza) em sua fala em plenário, mencionou que  no ano de 2021 a prefeitura municipal fez um empréstimo de R$ 18.000.000,00 ( dezoito milhões de reais) junto à Caixa Econômica Federal para que fossem feitas benfeitorias, obras de saneamento básico, captação de água e outras em Monte Carmelo (MG) e solicitou que também os demais vereadores cobrassem que parte desta verba fosse investida em benfeitorias no bairro Mansões Fidalgas.

Dando continuidade à fala, o vereador Carlos Alexandre Cunha (Carlos Enfermeiro) sugerindo que todos os parlamentares assinassem a cobrança de um requerimento, sobre a parte da verba que o vereador Damiron de Sousa Oliveiraem (Cb Souza) propôs para tais investimentos no bairro Mansões Fidalgas.  

Risco iminente de dengue

 

 Apesar da descrença, os moradores reconhecem que o asfalto trará muitos benefícios aos moradores. Além do progresso, eles acreditam que o asfalto pode incentivar um senso de civilidade entre os moradores. Com a rua asfaltada os acúmulos de água vão evitar vários problemas como a dengue destaca o morador.

 

 Outro ponto ressaltado pelos moradores é que a pavimentação melhorará a saúde dos moradores, já que a poeira desencadeia problemas respiratórios afetando as crianças e os idosos. Nossa equipe esteve no local, e pode ver de perto o sofrimento dos moradores daquele bairro, o cenário fica mais complicado durante o clima seco, pois a terra chega ficar igual um talco fininha, colocando em risco à saúde daqueles moradores.

Chega todo ano o carnê do IPTU

 

Procurada pela nossa reportagem desde ontem, a Secretária Infra-Estrutura, Serviços Urbanos e Rurais a Sra Maria Eduarda Mendes de Oliveira  e o Secretário Desenvolvimento Econômico, Inovação Governo e Turismo o Sr Fábio José Gonçalves não se manifestou sobre até o fechamento desta matéria.

 

FONTE/CRÉDITOS: Ricardo Alexandre - Réporte do Jornal Sentinela Carmelitano
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ricardo Alexandre - Réporte do Jornal Sentinela Carmelitano
Comentários:
Ricardo Alexandre

Publicado por:

Ricardo Alexandre

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia