Maria Clara Marra é a nova presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deciência na Assembleia de Minas
A deputada estadual Maria Clara Marra foi ocialmente empossada como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deciência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (12/02).
A parlamentar, que tem uma trajetória marcada pela defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da inclusão social, assume o desao de liderar os trabalhos da Comissão com o compromisso de fortalecer políticas públicas voltadas à acessibilidade e dignidade dessas pessoas.

"É uma honra assumir a presidência desta Comissão. Inclusão não se faz pela metade: ou garantimos respeito e acessibilidade, ou seguimos falhando como sociedade. Seguiremos rmes na luta por direitos e dignidade para essa parcela da população, que ainda enfrenta tantas barreiras", destacou a deputada durante a posse.
No primeiro biênio de seu mandato, Maria Clara Marra atuou como membro efetivo da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, onde também se destacou na defesa da segurança viária e melhoria das rodovias do estado.

Agora, à frente da Comissão da Pessoa com Deciência, ela rearma seu compromisso com a inclusão, sendo autora da Lei nº 25.042/2024, que assegura o direito à vacinação domiciliar para pessoas com TEA em Minas Gerais. Além disso, a deputada já protocolou 25 projetos de lei voltados à causa e fundou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista para ampliar o debate sobre direitos e acessibilidade.

Além da nova função como presidente da Comissão, Maria Clara Marra também integrará a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ampliando sua atuação na construção de um estado mais justo e acessível para todos.
Sobre a Comissão
Criada em 2011, por meio da Resolução nº 5.344/2011, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deciência tem como missão analisar projetos e debater temas relacionados à defesa desse público, scalizando programas governamentais e promovendo políticas de acessibilidade e inclusão social. As reuniões serão realizadas às terças-feiras, às 15h30. Para este biênio, a Comissão será composta por:
- Deputada Maria Clara Marra (presidente)
- Deputado Professor Wendel Mesquita (vice-presidente)
- Deputado Grego da Fundação
- Deputado Elismar Prado
- Deputado Cristiano Silveira


No último biênio, a Comissão foi presidida pelo deputado Grego da Fundação, que liderou importantes iniciativas, como a criação da Política Estadual de Trabalho com Apoio e o Programa Estadual de Orientação sobre a Síndrome de Down (ProDown). Agora, sob a liderança de Maria Clara Marra, a expectativa é de continuidade e ampliação das conquistas para as pessoas com deciência em Minas Gerais.
Comentários: