O Jornal Sentinela Carmelitano, sempre atento aos acontecimentos de nossa cidade, notou a presença da Auditoria Assistencial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ocorrido nos dias 17 e 20 de junho de 2024 em Monte Carmelo. Solicitamos maiores informações a equipe de comunicação, a Sra Lilian Cunha que nos informaram em primeira mão que se tratava do Programadas denominado "Eixo Municípios Plenos".
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, esclarece que a auditoria assistencial ocorrida em Monte Carmelo, entre os dias 17 e 20 de junho de 2024, foi programada.
Publicidade
Conforme estabelece o Regulamento do Sistema de Auditoria da SES-MG, Resolução 2.906/2011, as auditorias programadas são aquelas constantes no cronograma do Plano Anual de Auditorias, cuja motivação não tem origem externa .
Especificamente no caso de Monte Carmelo, a auditoria realizada foi contemplada no Eixo de Auditorias Programadas denominado "Eixo Municípios Plenos". O objetivo destas auditorias é avaliar se os municípios que assumiram a gestão dos seus prestadores se organizaram adequadamente, atendendo as responsabilidades sanitárias dispostas no Anexo III da Resolução de Consolidação CIT nº 1, de 30 de março de 2021, bem como nas demais normativas aplicáveis. Pretende-se ainda subsidiar a Gestão Municipal com informações técnicas, por meio dos Relatórios de Auditoria, para que estes tomem conhecimento da atual situação em relação aos critérios da legislação e promovam as devidas adequações, de forma a assumirem a condição de gestão de seus prestadores de forma efetiva.
O escopo desse eixo de auditorias contempla a verificação dos seguintes itens:
- Implantação e operacionalização do Componente Municipal de Auditoria;
- Serviço Municipal de Controle, Avaliação e Regulação;
- Estruturação legal do Fundo Municipal de Saúde;
- Regularidade do processo de formalização de contratos e convênios com os prestadores
assistenciais;
- Regularidade na apresentação dos instrumentos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A SRS Uberlândia informa ainda que o relatório que compõe o processo administrativo da auditoria assistencial realizada em Monte Carmelo ainda não foi concluído. Por fim, esclarece ainda que, após o encerramento das auditorias realizadas, os resultados são publicados no site da SES-MG, no menu Transparência, item 17.
FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação (SES-MG)
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Google Mapas
Comentários: